Seguir @luiscarlos_j

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A importância de um cidadão consciente para uma sociedade


Cidadão consciente é aquele que capaz de exercer seus direitos, cumpre também seus deveres

Sabe-se que todo cidadão além de ter seus direitos perante a sociedade também tem suas obrigações que é o que chamamos de deveres. São os deveres e direitos de um cidadão que o identifica como membro de um determinado território, determinada sociedade. Será se todos são conscientes disso?
A cidadania é a forma como uma pessoa está comprometida com a sociedade em que vive onde ela tenha a garantia de direitos e deveres a cumpri. A cidadania precisa ser exercida de modo consciente onde os direitos e deveres não podem andar separados, ou seja, as pessoas ao cumprirem suas obrigações possibilitam a outras que elas exercitem seus direitos. Imagina uma sociedade mobilizada para que haja melhoria nas condições de saúde, educação, segurança e outras mais se boa parte das pessoas se negam a declarar imposto de renda ou se fazem, prestam de forma incorreta colocando informações falsas? Agindo dessa forma como poderia lutar pelos direitos de saúde, educação e segurança se não estão cumprindo com os seus deveres?
Na sociedade brasileira, são vários os deveres e direitos que um cidadão possui. Votar na escolha dos governantes, proteger o patrimônio público, colaborar com as autoridades e cumprir as leis são alguns dos deveres que podem ser destacados. Como direitos, tem a saúde, a educação, a moradia, a segurança, o lazer, o vestuário, o transporte, a livre manifestação de pensamento, liberdade de crença e muitos outros.
Como exemplo de cidadania tem-se o processo eleitoral que escolhe os representantes da sociedade. No Brasil, muitos eleitores não compreendem a importância desse processo. Alguns vendem outros trocam seu voto por favores ou promessas de candidatos que exploram a miséria das pessoas pobres e se favorecem da ignorância de algumas para chegar ou se manterem a qualquer custo no poder.
Por isso é bom que todas as pessoas sejam conscientes e saibam não só de seus direitos mas também de seus deveres ou pelo menos procuram saber. Senão, como irão lutar por uma coisa de que nem têm conhecimento? Sociedade desenvolvida se faz com cidadão consciente. E cidadão consciente é cidadão responsável.

3 comentários: