Seguir @luiscarlos_j

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SERVIÇOS DE REDE SEM FIO


Uma rede sem fio corresponde a uma rede em que a transferência de dados acontece por meio de radiofreqüência (ondas de rádio) ou por infravermelho. A comunicação entre os mais diversos tipos de equipamentos, sejam eles móveis ou fixos, acontece por meio do ar. Tem como vantagem a utilização em locais que tem dificuldade implantação de uma infra-estrutura por meio de cabeamentos. As grandes questões discutidas em torno da rede sem fio são a segurança e o alcance na transmissão de dados. Este tipo de rede já corresponde a realidade muitos ambientes que a mobilidade dos usuários se faz necessária. São inúmeras as aplicações e dependendo de sua posição geográfica pode-se ter seu alcance aumentado.

Bluetooth: corresponde a um protocolo de comunicação. É uma forma de conexão e troca de informações entre dispositivos móveis através de uma freqüência de rádio de curto alcance com projeção de baixo consumo de energia. Tem a vantagem de ser um serviço simples onde não tem a necessidade de configuração de endereço ou permissões. Aplicações: controle sem fio dos mais diversos dispositivos, comunicação sem fio entre computadores, etc...
Wi-FI: tecnologia desenvolvida para uma rede local os serviços wi-fi funcionam através de onde de rádio que são transmitidas através de um roteador, responsável pelo recebimento dos sinais, decodificação e emissão por meio de uma antena. Com esta tecnologia é possível a implementação de redes para a conexão de computadores e outros dispositivos desde que estejam próximos ou dentro de um mesmo raio de ação ou área de abrangência chamada hotspot. Assim como a tecnologia Bluetooth oferece a vantagem de acesso a rede em qualquer ponto desde que esteja dentro do alcance sem a necessidade de cabos e rápida inserção de outros dispositivos.
WiMAX: Tecnologia desenvolvida para oferecer banda larga a grandes distancias. Corresponde a um padrão aberto de conexão sem fio, de uma tecnologia de banda larga sem a utilização de cabos certificada pela IEEE. É entendida como uma evolução da tecnologia Wi-FI pois tem um alcance maior e possibilita uso da rede por mais usuários. Devido a essas vantagens, não é necessária a instalação de várias antenas para propagação do sinal reduzindo assim os custos com infraestrutura. O alcance da tecnologia WiMAX  pode chegar de 50 quilômetros contra 150 metros, ou menos, da tecnologia Wi-FI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário