Seguir @luiscarlos_j

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Um pouco de Ciência Forense


O mundo passou por uma grande transformação após a computação das informações. A entrada na era digital significa que novos meios de produção de informações são criados e a forma de manipulá-las ocorre nos mais diversos dispositivos. Essas informações passaram a ter valor onde são produzidas e até mesmo servem como provas e evidências nos meios judiciais. Diante de tal fato, a ciência forense tornou-se importante na elucidação de crimes cometidos através do mundo digital, embarcando a descoberta e análise das informações produzidas pelos meios digitais.
A ciência forense veio permitir que os crimes digitais fossem elucidados por especialistas que através de seus conhecimentos especializados se utilizaram de métodos e procedimentos para descobrir que dispositivos foram utilizados e que informações estão envolvidas diante do ato criminoso.
É muito importante para justiça lidar com os especialistas da ciência forense pois os criminosos do mundo digital estão cada vez mais a frente e se aprimorando na prática de crimes. A ciência forense conta com uma gama de ferramentas que permitem os especialistas identificarem todos os passos que foram dados pelos criminosos e utilizar as informações obtidas nos processos judiciais para trazer à tona todos os fatos que possam trazer o entendimento de como os crimes digitais ocorreram.
Toda organização que preza pela continuidade de suas atividades tem que ter um controle da segurança das informações que são produzidas. Através de procedimentos como normas ou políticas de segurança da informação, a organização pode ter um controle maior sobre quem pode manipular ou não as informações assim como também o controle da forma como essas podem ser recuperadas em casos de incidentes. Muitos crimes podem ser cometidos dentro dessas organizações através do uso indevido das informações. Caso isso aconteça, a ciência forense vai permitir que peritos possam compreender essa situação, descobrir os passos das pessoas que cometeram esse delito e as formas como as informações foram utilizadas para a prática de uma ação ilegal.
A ciência forense pode ser usada como resposta aos incidentes. São diversas práticas criminosas no mundo digital. Têm-se como exemplo o IP spoofing, onde os atacantes em uma rede de computadores usam de IPs falsificados para o cometido de um delito digital, e o Phishing, onde os atacantes tentam roubar informações pessoais através de e-mails falsos ou direcionamento para um site falsificado. Caso esses ataques ocorram em uma organização, os peritos podem utilizar métodos e ferramentas para impedir que não aconteçam mais assim como identificar as vulnerabilidades que permitiram os ataques.
Não existe crime perfeito, ainda mais nos meios digitais onde sempre a produção e a manipulação de informações deixam rastros que irão permitir a análise por especialistas. Esses rastros podem ser encontrados através de registro de logs que capturam e registram todos os passos que foram deixados por alguém quando faz alguma ação no mundo digital. A auditoria de dados constitui de um procedimento muito utilizado pelos peritos para verificar o uso corretos das informações, identificar violação à políticas de segurança e utiliza os registros de logs para verificar todo o caminho de acesso e manipulação de informação feito por alguém no mundo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário