Seguir @luiscarlos_j

terça-feira, 29 de julho de 2014

DADO vs. INFORMAÇÃO

Esses são dois tipos de conceitos com que lidamos no dia-a-dia, mas nem sempre a definição de cada um é bem esclarecida. Tratamos com diferentes tipos de dados seja em nossa casa, no local de trabalho ou mesmo no nosso ambiente de estudo. Pode-se definir dado como representações, sejam elas formais ou estruturais, que isoladamente que não refletem sentido ou possam transmitir algum tipo mensagem. Um dado por si só não representa nenhum tipo de conhecimento pois trata-se de uma informação não tratada para tal objetivo.
Destaca-se como exemplo de dados os números quando representados isoladamente: 0, 30, 12, 8....Estes se não estiverem dentro de um contexto não tem como retirar qualquer tipo de informação para geração de conhecimento. Já informação compreende a um conjunto de dados que passaram por uma organização e foram processados para gerar um sentido, ou seja, passaram por uma análise, uma formatação ou filtro e daí constituiu uma representação significante para geração de conhecimento. Por exemplo, 30 graus de um termômetro, 12 horas de um relógio, 8 quilos de determinado produto e assim por diante. 
Para a geração de conhecimento ocorre todo esse processo: os dados são capturados de um determinado contexto, depois são organizados e processados para formarem uma informação e em seguida esta é aplicada em algo na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário