Esses são dois
tipos de conceitos com que lidamos no dia-a-dia, mas nem sempre a definição de
cada um é bem esclarecida. Tratamos com diferentes tipos de dados seja em nossa
casa, no local de trabalho ou mesmo no nosso ambiente de estudo. Pode-se
definir dado como representações, sejam elas formais ou estruturais, que
isoladamente que não refletem sentido ou possam transmitir algum tipo mensagem.
Um dado por si só não representa nenhum tipo de conhecimento pois trata-se de
uma informação não tratada para tal objetivo.
Destaca-se como
exemplo de dados os números quando representados isoladamente: 0, 30, 12, 8....Estes
se não estiverem dentro de um contexto não tem como retirar qualquer tipo de
informação para geração de conhecimento. Já informação compreende a um conjunto
de dados que passaram por uma organização e foram processados para gerar um
sentido, ou seja, passaram por uma análise, uma formatação ou filtro e daí
constituiu uma representação significante para geração de conhecimento. Por
exemplo, 30 graus de um termômetro, 12 horas de um relógio, 8 quilos de
determinado produto e assim por diante.
Para a geração
de conhecimento ocorre todo esse processo: os dados são capturados de um
determinado contexto, depois são organizados e processados para formarem uma
informação e em seguida esta é aplicada em algo na realidade.
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