Seguir @luiscarlos_j

terça-feira, 29 de julho de 2014

Organizações no Contexto Atual

                 Arquitetura das organizações refere-se a um espaço organizacional criado para determinado fim e para atender as aspirações e necessidades humanas. A arquitetura organizacional vai além de um espaço físico abordando também a convivência / interação das pessoas, a história, cultura e diversos valores que contribuíram para a sua existência.
               Toda organização antes de se tornar algo real teve que passar por várias etapas de planejamento onde foram identificados os objetivos para as quais ela atenderia. Como há o envolvimento de pessoas pode-se dizer que foi criada para atender alguma necessidade humana. Acontece que dentre as organizações tem as que possuem fim lucrativo e outras não. As que são voltadas para o acúmulo de capital necessariamente estão voltadas para o mercado já que foi para este fim que ela veio a se tornar uma realidade. Pode-se perceber que mesmo algumas descaracterizadas pelo envolvimento  com o lucro colaboram de determinada maneira para o mercado. Vejamos o exemplo de uma Universidade Pública que foi criada sem fim lucrativo para atender a necessidade de educação. Esta no fim, mesmo formando mentes pensantes, construirá mão-de-obra paras as organizações de mercado.
                  Logo no início em que as organizações foram criadas não se tinha qualquer preocupação com o meio ambiente. Apenas quando estas perceberam que estavam danificando a natureza e trazendo prejuízos para a saúde das pessoas que começaram a pensar em uma forma de criação de organizações que atendesse as necessidades humanas aliadas com o desenvolvimento sustentável. A forma que as organizações de mercado devem buscar um desenvolvimento sustentável aliados com os princípios da preservação ambiental é repensar os meios de produção de modo que no futuro as pessoas não sejam prejudicadas pelas ações que ocorrem no momento atual. Uma das medidas é adotação de novas fontes de energias menos poluentes em substituição as fontes existentes. O modo atual de produção é reflexo dos objetivos das organizações que só visam o lucro a qualquer custo sem pensar nas consequências que ele pode trazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário