Seguir @luiscarlos_j

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A utilização do software livre do ponto de vista da economia de recursos para o governo

         A utilização de softwares livre pelo governo como forma de economizar recursos tem efeito positivo já que estes podem ser empregados em outras áreas que precisam de melhorias. Um software livre é um programa que pode ter seu código alterado por qualquer pessoa, desde que possua conhecimento suficiente para tal, e não exige o pagamento de licença para distribuição assim não implica pagamento para seu uso. Quem o tiver pode usar, copiar, alterar e distribuir sem precisar de autorização. 
         O governo adotando softwares livre além de ganhar com a economia de recursos, ganha com a profissionalização das pessoas pois para alterá-los e adequá-los a uma necessidade específica precisa de mão-de-obra qualificada e com conhecimentos técnicos suficientes para correção em casos de falhas. Outro fator positivo é a questão da segurança, já que grande parte dos softwares livres são menos visados por vírus e/ou programas maliciosos. Caso um funcionário de alguma repartição pública deseja fazer uso de um software livre no lugar de um pago, deve verificar se ele atende as necessidades do dia-a-dia do trabalho e se é eficiente na realização das tarefas. 
       Apesar de livres, alguns softwares não apresentam interfaces intuitivas e têm o processo de instalação complicado. Uma vantagem dos softwares livres é que pode achar um para realização de qualquer tarefa que um software pago faz como edição de texto, edição de planilha, edição de áudio e imagens, banco de dados, servidor web dentre outras. Alguns têm eficiência até maior que um software pago...

Nenhum comentário:

Postar um comentário