Seguir @luiscarlos_j

quinta-feira, 3 de abril de 2014

PERSISTÊNCIA DE DADOS

          O termo persistência refere-se ao armazenado não temporário de determinado dado gerado ou trabalhado em uma aplicação. A orientação a objetos rompeu com a orientação estruturada e isso trouxe diversas vantagens para a programação. A abordagem estruturada trabalhava os sistemas com bases nos dados e funções. Os subsistemas funcionavam de forma independente e não era adequada para problemas mais complexos pois tinha baixa produtividade. A abordagem orientada a objetos trabalha com sistemas levando em consideração os objetos e suas interações. Permite mecanismos de produtividade não oferecidos pela abordagem estruturada como herança, polimorfismo e encapsulamento.
         O nível de abstração com a OO cresceu bastante pois as particularidades dos objetos ficaram mais fáceis de serem percebidas e suas características puderam ser também ser mais facilmente implementada. Os sistemas gerenciam as informações não mais como subsistemas independentes mas como objetos inter-relacionados. As informações geradas por esses sistemas são estruturadas em banco de dados relacionais que são feitos a partir de diagramas que ajudam na elaboração de toda a sua estrutura sem que nenhum detalhe passe despercebido. 
         Com o tempo foram surgindo diversas tecnologias e padrões que facilitaram o processo de acesso e persistência das informações geradas pelos sistemas. Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais são exemplos marcantes da evolução na persistência de dados. Junto com os SGBDRs vieram os frameworks que ajudam bastante os programadores pois já trazem muitas funções prontas para o armazenamento de informações possibilitando a eles dedicação maior de como o modelo dos dados serão construídos.
          A crescente demanda pela sociedade por informações na internet tem levado diversas empresas a construírem tecnologias de armazenamento mais ágeis e robustas que proporcionam persistência de forma eficiente e com alto desempenho. Dependendo da aplicação a ser desenvolvida, pode-se encontrar o modelo mais apropriado para o armazenamento em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário